7 de maio de 2012

Desenvolvimento ao longo da infância e da adolescência ...
Desenvolvimento Físico ...


   DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA

   Adolescência significa crescer e desenvolver-se até à maturidade. Atualmente, o conceito de adolescência deixou de ser um conceito puramente biológico e passou a ter sobretudo uma conotação psicossocial. É baseado neste conceito, que Munuss (1971) define a adolescência em termos:

Cronológicos– A adolescência vai desde os 12/13 anos aos 22/24 anos, admitindo-se variações de ordem individual e, sobretudo, de ordem cultural;

Sociológicos– A adolescência seria, principalmente, quando se passa a assumir determinadas funções e responsabilidades, características do mundo adulto.

Psicológicos– É um período crítico de definição de identidade do “eu”, cujas repercussões podem ser graves consequências para o indivíduo e para a sociedade;


   Em síntese, o conceito moderno de adolescência representa uma fase crítica no processo evolutivo em que o indivíduo é chamado a fazer importantes ajustamentos de ordem pessoal e social - entre eles, a luta pela independência financeira e emocional, a escolha de uma vocação própria e identidade sexual.

   O que, de facto, marca o fim da adolescência, são os ajustamentos normais do indivíduo aos padrões de expectativas da sociedade com relação às populações adultas. Este período pode ser considerado problemático pois a sociedade vê os adolescentes como irresponsáveis, desajeitados e inclinados a formas de comportamento anti-social, para não falar dos conflitos criados entre pais e filhos e entre o adolescente e a escola...
  Assim, a adolescência é caracterizada por ser um período de grandes sonhos e aspirações, que com o amadurecimento normal do ser humano ele vai aprender a discriminar o possível do desejável; é um período de transição que significa a existência de mudanças significativas na vida humana.


MUDANÇAS FISIOLÓGICAS

   Estas mudanças são progressivas e desenvolvem-se durante 3/4 anos. É nesta fase que existe um conjunto de transformações no sistema reprodutor e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
   
   Mas, muitas vezes e em ambos os sexos, existe uma falta de coordenação motora resultante do rápido desenvolvimento do corpo que leva a que o adolescente se torne desajeitado, tímido e receoso de dar má impressão aos que o rodeiam.
   Desse modo, é importante que os professores e os pais, ajudem os jovens para eles se sentirem apoiados e menos preocupados com o seu crescimento físico, emocional e sexual, uma vez que todos passam por essa fase. O que faz com que eles se sintam assim é, por exemplo:

Problemas específicos das raparigas na adolescência:
  • Reação à primeira menstruação;
  • Desenvolvimento dos seios;




Problemas específicos dos rapazes na adolescência:
  • Maturação tardia;
  • Tamanho do pénis;

1 comentário: