Experiência Precoce ...
Experiência Precoce é o mesmo que uma experiência “antes
do tempo”, ou seja, na área da educação/desporto define-se quando
é dado um certo estímulo à criança desde muito cedo; Desse modo, tudo o que sejam experiências realizadas nesse período de tempo, nas primeiras horas ou dias, são consideradas experiências precoces.
A experiência precoce pode ter bases biológicas e deve ser observada. Por um lado existem processos resultantes da maturação, como o crescimento pré-natal, as mudanças na proporção do corpo e na estrutura do sistema nervoso, mas, por outro lado, o desenvolvimento das habilidades motoras e das funções cognitivas dependem da maturação, da experiência e da interação entre as duas. Assim, depois de adquirir essas competências, é através da prática e experiência que elas melhoram.
Quando, no início, se começou a falar em experiência precoce argumentou-se que esta só podia estimular o desenvolvimento emocional em detrimento do desenvolvimento intelectual, mas, muito recentemente foi aceite a ideia de que esta experiência tem bastante importância no desenvolvimento intelectual.
Um dos autores que escreveu sobre a experiência precoce foi Freud.
Período crítico...
Freud sublinhava que o desenvolvimento da
personalidade era produto das experiências vividas na infância e, nesse sentido, foram desenvolvidas escolas com o objetivo de melhorar o crescimento emocional
e pessoal nestas idades.
Os defensores do meio, como fator preponderante na
formação da personalidade, em oposição aos defensores da hereditariedade,
propunham que o homem aprende a seguir um estímulo apenas se este lhe for
apresentado durante um período de tempo crítico. Esta forma de aprendizagem
requer um encontro do meio com um potencial hereditário, no entanto, o fator
mais importante é o tempo em que esse encontro ocorre. Se ocorrer demasiado
tarde não ocorre aprendizagem e o mesmo acontece se o encontro do meio com a
hereditariedade ocorrer demasiado cedo.
Visto que o tempo crítico é o período favorável à
aquisição de determinada competência, é importante saber quando ocorrem, para
não induzirmos a criança a realizar determinada atividade quando os seus
nervos e músculos não estão ainda preparados, prejudicando assim a
aprendizagem. No entanto, existem poucos dados que indicam quando ocorrem esses
períodos, pensando-se que coincidem com os períodos de crescimento rápido.
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