14 de maio de 2012

Desenvolvimento ao longo da infância e da adolescência ...
Experiência Precoce ...


   Experiência Precoce é o mesmo que uma experiência “antes do tempo”, ou seja, na área da educação/desporto define-se quando é dado um certo estímulo à criança desde muito cedo; Desse modo, tudo o que sejam experiências realizadas nesse período de tempo, nas primeiras horas ou dias, são consideradas experiências precoces. 
   A experiência precoce pode ter bases biológicas e deve ser observada. Por um lado existem processos resultantes da maturação, como o crescimento pré-natal, as mudanças na proporção do corpo e na estrutura do sistema nervoso, mas, por outro lado, o desenvolvimento das habilidades motoras e das funções cognitivas dependem da maturação, da experiência e da interação entre as duas. Assim, depois de adquirir essas competências, é através da prática e experiência que elas melhoram.
   

   Quando, no início, se começou a falar em experiência precoce argumentou-se que esta só podia estimular o desenvolvimento emocional em detrimento do desenvolvimento intelectual, mas, muito recentemente foi aceite a ideia de que esta experiência tem bastante importância no desenvolvimento intelectual.
   Um dos autores que escreveu sobre a experiência precoce foi Freud.



Período crítico...

   Freud sublinhava que o desenvolvimento da personalidade era produto das experiências vividas na infância e, nesse sentido, foram desenvolvidas escolas com o objetivo de melhorar o crescimento emocional e pessoal nestas idades.
   Os defensores do meio, como fator preponderante na formação da personalidade, em oposição aos defensores da hereditariedade, propunham que o homem aprende a seguir um estímulo apenas se este lhe for apresentado durante um período de tempo crítico. Esta forma de aprendizagem requer um encontro do meio com um potencial hereditário, no entanto, o fator mais importante é o tempo em que esse encontro ocorre. Se ocorrer demasiado tarde não ocorre aprendizagem e o mesmo acontece se o encontro do meio com a hereditariedade ocorrer demasiado cedo.
  Visto que o tempo crítico é o período favorável à aquisição de determinada competência, é importante saber quando ocorrem, para não induzirmos a criança a realizar determinada atividade quando os seus nervos e músculos não estão ainda preparados, prejudicando assim a aprendizagem. No entanto, existem poucos dados que indicam quando ocorrem esses períodos, pensando-se que coincidem com os períodos de crescimento rápido.

Sem comentários:

Enviar um comentário