Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo ...
No estudo do desenvolvimento dos processos cognitivos, é Piaget que se sobressai graças ao seu modelo teórico que ainda hoje domina nesta área de investigação. A sua teoria elimina por completo a concepção de que a adolescência da criança é igual à do adulto. Segundo ele, a inteligência precede o pensamento, e desenvolve-se por etapas progressivas que exigem processos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a maturação do organismo, bem como a influência do meio físico e social. As etapas progressivas referidas são chamadas de estádios, que implicam sequencialidade, organização e crescimento.
Jean Piaget |
Quando
postula a sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a,
basicamente, em 4 estádios:
- Estádio sensório-motor (precede a linguagem e vai desde a nascimento até 18 meses/2 anos);
- Estádio pré-operatório (começa com a linguagem e prolonga-se até 6/7 anos);
- Estádio das operações concretas (vai desde os 6/7 anos até aos 12 anos);
- Estádio das operações formais (surge por volta dos 12 anos);
Estes processos têm uma ordem fixa porque, para passar de um estádio para o outro, é necessário ter adquirido as subestruturas prévias. No entanto, o início e o fim de cada um pode variar, porque depende de vários fatores, como a hereditariedade, experiência, cultura e educação.
Muitos autores sugerem que imaginemos a nossa cabeça como um arquivo de dados onde se inserem esquemas que são estruturas mentais ou cognitivas pelos quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio. Estes esquemas vão ficando cada vez mais refinados à medida que a criança se torna mais apta a generalizar estímulos e por este motivo os esquemas cognitivos do adulto derivam dos esquemas sensório-motores da criança e os processos responsáveis por essas mudanças são a assimilação e a acomodação. Porém, só através da equilibração destes dois aspetos é que o desenvolvimento se dá.
O desenvolvimento resulta em adaptação. O ser humano assimila os dados que obtém do exterior, e já que tem uma estrutura mental que não se encontra "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. Visto que as estruturas cognitivas não são inatas, mas formadas a partir da atividade do sujeito em contacto com o meio, o processo do conhecimento é o processo de construção das estruturas.
Desse modo, os fatores que influenciam o desenvolvimento são os seguintes:
- Hereditariedade;
- Experiência Física;
- Transmissão Social;
- Equilibração;
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