6 de junho de 2012

Desenvolvimento ao longo da idade adulta ...
   
   Uma vez que, futuramente, o nosso trabalho também pode estar relacionado com as pessoas adultas, foi abordado nas aulas essa mesma situação. Desse modo, colocamos aqui algumas das referências mais importantes.


MATURIDADE


   Deve ser tida em conta e que de acordo com a psicologia do desenvolvimento, é um momento de culminância biológica, psicológica ou social, em que o indivíduo exibe as estruturas ou os comportamentos esperados para a sua idade. A maturidade está relacionada com diferentes acontecimentos, momentos da vida ou contextos sócio-culturais, havendo também outras definições, tais como, estar empregado, ser financeiramente independente, ser pai, entre outros...
   Conclui-se que não há uma idade clara que demarque a sua ocorrência!


RELÓGIO BIOLÓGICO vs RELÓGIO SOCIAL

   Relógio biológico é um mecanismo interno do ser humano que ajusta um monte de funções do nosso organismo, ou seja, uma forma de "ver" se estamos a "crescer", ao mesmo nível das pessoas com a mesma idade, ou de social e psicologicamente parecidos connosco. O relógio social diz respeito ao pensamento das pessoas sobre as alturas exatas para alguns acontecimentos.


DESENVOLVIMENTO FÍSICO E SAÚDE (20-30 ANOS)

   Esta é uma fase que está caracterizada como sendo o pico da vitalidade, onde se encontra a força física e a resistência ao seu máximo; A saúde nesta idade, de uma forma geral, também está melhor do que quando se é criança e neste período a taxa de morte é menor.

   Para além destas, existem muitas outras características que podiamos desenvolver. Entre elas, temos o desenvolvimento cognitivo, a sexualidade e intimidade, as relações interpessoais, o desenvolvimento da personalidade, etc. Outras que devem ter um relevo maior são, por exemplo, o desenvolvimento da meia idade, o envelhecimento e a atividade física na 3ª idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário