15 de abril de 2012

Hereditariedade Vs Meio ...

   A psicologia sempre esteve dividida em 2 grandes campos para explicar a personalidade do homem. A controvérsia entre hereditariedade e o meio tem sido tema de estudo entre alguns cientistas. O objetivo é descobrir o que tem mais influência no desenvolvimento humano, se é a hereditariedade, o momento ou mesmo o meio ambiente que a pessoa nasce.
   O problema desta controvérsia tem aparecido em relação a vários tópicos. Por exemplo, no estudo dos processos percetivos, os psicólogos de Gestalt advogaram que os fatores genéticos (hereditariedade) são mais importantes do que os fatores do meio. Por outro lado, outros cientistas defendem a posicão empirista, segundo o qual os fatores de aprendizagem são essencias para o processo percetivo.  


   Argumentos a favor da genética:
  • Se os pais são agressivos, os filhos têm tendência para serem agressivos;
  • Os gémeos homozigóticos (criados no mesmo ambiente) possuem o mesmo tipo de características psiquícas;
  • (...)
   Argumentos a favor do meio:
  • Os gémeos verdadeiros (quando criados em ambientes opostos/diferentes) reagem de diferentes formas perante situações idênticas;
  • A convivência com grupos de amigos diferentes altera a personalidade dos indíviduos;
  • O caso do "Menino Selvagem", que foi abordado nas aulas teóricas (história do menino que cresceu junto dos animais);
  • (...)

 Conclusão: Na nossa opinião, o crescimento e o desenvolvimento físico e mental não se deve, exclusivamente, a um só, ou seja, a Genética e o Meio estão em constante interação!
  
   Podemos afirmar que o comportamento humano é genético, visto que é manifestado por um indíviduo que é resultado  biológico de outro, mas por outro lado, é também fruto de fatores ambientais, na medida em que se exprime no seio de uma sociedade humana. Todos nós temos características herdadas, que nascem connosco, o que não quer dizer que todas elas sejam realçadas, ou seja, é o Meio o responsável por as exprimir conforme o que vivemos.

- Há assim uma interação entre fatores genéticos e ambientais que garantem a adaptação do ser humano ao meio ambiente, que é condição de sobrevivência!

Sem comentários:

Enviar um comentário