26 de março de 2012

Psicologia ...

   O termo “Psicologia” foi introduzido no século XVI (1590) por Rudolph Goclenius e a sua raiz etimológica provém de duas palavras:
  •  psyqué ® alma, mente, sopro
  • logos ® ciência, razão, estudo, conhecimento 

    Psicologia é então uma ciência que estuda a mente e pretende saber de que modo a mente e os comportamentos humanos se relacionam, de modo a prever e a controlar as respostas comportamentais.

   Nos finais do século XIX colocou-se à Psicologia a questão de como atingir o estatuto de ciência. E, esse estatuto, foi obtido à medida que a Psicologia se "libertou" da Filosofia e passou a definir o seu objeto de estudo, a delimitar o seu campo de estudo, a formular métodos de estudo e a formular teorias.
   O objeto de estudo da psicologia é o Homem, isto é, a sua permanente evolução, mais propriamente o seu comportamento, na perspetiva do consciente/inconsciente e personalidade do indivíduo. Para este estudo existem diferentes métodos e técnicas que foram abordados durante as aulas.


CORRENTES DA PSICOLOGIA:

ESTRUTURALISMO:
Objeto de estudo: Estados da consciência (estudo das "operações" mentais);
Método de investigação: Introspeção controlada;
População estudada: Observadores treinados;
Autores do movimento: Wilhelm Wundt e Edward B. Titchener;


FUNCIONALISMO:
Objeto de estudo: Funcionamento dos processos mentais para auxílio do ser humano;
Método de investigação: Pragmatismo;
Autores do movimento: John Dewey e James R. Angell;







BEHAVIORISMO / COMPORTAMENTALISMO:
Objeto de estudo: Comportamento observável do ser humano e do animal;
Método de investigação: Método experimental;
População estudada: Seres humanos e animais;
Autor do movimento: John Watson;




PSICANÁLISE:
Objeto de estudo: Inconsciente; estrutura psíquica; funcionamento psíquico;
Método de investigação: Método psicanalítico;
População estudada: Pacientes humanos;
Autor do movimento: Sigmund Freud;






GESTALTISMO / PSICOLOGIA DA FORMA:
Objeto de estudo: Percepção e pensamento como totalidade;
Métodos de investigação: Método experimental; Introspeção informal;
População estudada: Seres humanos e primatas superiores;
Autores do movimento: Max Wertheimer; Wolfgang Kohler; Kurt Kofka;




CONSTRUTIVISMO:
Objeto de estudo: Estruturas da inteligência;
Métodos de investigação: Método clínico; Observação naturalista;
População estudada: Crianças e adolescentes;
Autor do movimento: Jean Piaget;
Introduzindo a Psicologia ...

"A psicologia possui um longo passado, mas uma curta história..."

  A Psicologia sempre esteve associada à Filosofia visto que o Homem sempre se preocupou com as questões relacionadas com a alma, o corpo, a vida, a morte, etc.
   Os primeiros passos foram dados na Grécia Antiga, onde o Homem começou a olhar para si próprio para se compreender, surgindo assim os primeiros grandes filósofos. Mas as questões acerca do mundo e da vida humana mantinham-se e foi, desse modo, que os investigadores, apoiados na investigação e na experimentação, puderam construir uma identidade própia, aperfeiçoando os instrumentos, técnicas e métodos de estudo da Psicologia. A Psicologia, nos finais do Séc. XIX - 1879,  torna-se autonoma com a criação do primeiro laboratório de psicologia experimental por Wilhelm Wundt, na Alemanha. 
   Assim se conclui que a psicologia ganhou um estatuto de ciência à relativamente pouco tempo e portanto tem uma curta história a nível de investigação. Contudo, o seu objecto de estudo (comportamento, vida psicológica, consciência ...) já era questionado pelos grandes filósofos da antiguidade, tendo assim um longo passado.


2 de março de 2012

Apresentação

   A unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objeto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua atividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objetivos:
  1. Rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócioemocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e conceções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
  2. Sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.

   Este blog foi criado por um grupo de 4 alunos da turma E da FADEUP (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), a frequentar o 1º ano do 1º ciclo de Ciências do Desporto.
  • Frederico Reis;
  • Henrique Magalhães;
  • Rui Cardoso;
  • Rui Alves;